O ministro assegurou que a utilização de monoblocos será “sempre uma situação transitória”, acrescentando que, em certos casos, estas estruturas “têm melhores condições do que as salas de aulas onde os alunos estavam”. Este anúncio surge num contexto em que a falta de professores continua a ser um problema, com o ministro a revelar que na semana passada ainda havia cerca de mil horários por preencher a nível nacional.
Governo anuncia plano de requalificação para 237 escolas degradadas
O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, anunciou o lançamento iminente de um concurso para a requalificação de 237 escolas em estado de degradação, num investimento de 850 milhões de euros. As obras obrigarão, em alguns casos, ao encerramento de estabelecimentos ou à transferência de alunos para monoblocos. Em declarações aos jornalistas, o ministro revelou que este concurso faz parte de um plano de investimento mais vasto, de “mil milhões de euros a realizar até ao final da década”, com o objetivo de ter “todos os anos, dezenas de escolas a serem recuperadas”. Fernando Alexandre destacou que 40% das escolas a intervencionar se situam na região de Lisboa, descrita como “uma região com um deficit muito grande de recursos humanos e de infraestruturas”. O governante reconheceu o impacto que as obras terão no quotidiano escolar, admitindo que será necessário proceder ao “fecho de escolas” ou à instalação de alunos em estruturas temporárias. No entanto, justificou a medida com o estado avançado de degradação de muitos edifícios, alguns sem qualquer intervenção “há 40 ou 50 anos”.



Artigos
7
A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, criou um Guia de Licenciamento de Proximidade, com o objetivo de esclarecer os munícipes sobre o licenciamento de atividades e outros processos, divulgou o município. Em comunicado, a autarquia explicou que este guia é “um documento dinâmico, esclarecedor e atualizado sobre como e onde devem ser apresentados […]

"Esforço diário destas equipas é essencial" O conteúdo Braga: Após Bananeiro, Trabalhadores da AGERE deixaram cidade limpa para a manhã de Natal aparece primeiro em O MINHO.

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de incentivo à natalidade e de apoio às famílias, através de um conjunto de medidas que visam valorizar a infância e reforçar a ligação…








