Médicos avançam com greve nacional em protesto contra a tutela
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou uma greve para 24 de outubro, em simultâneo com a paralisação da Função Pública, devido à recusa da ministra da Saúde em negociar a carreira médica e por decisões que, segundo o sindicato, colocam a população em risco. A convocatória surge após uma reunião com a tutela que a presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, classificou não como uma “verdadeira negociação”, mas como a “apresentação de um ato consumado com medidas que nós entendemos que são mesmo prejudiciais à população e ao SNS”. A FNAM alerta que o Serviço Nacional de Saúde atravessa uma “crise sem precedentes”, com “unidades de saúde encerradas, serviços de urgência sobrelotados” e situações críticas como bebés a nascer em ambulâncias. Entre as principais preocupações está a intenção do Ministério da Saúde de concentrar serviços de urgência a nível regional, uma medida que, segundo Joana Bordalo e Sá, “vai deixar grávidas e recém-nascidos sem cuidados de proximidade”, citando o exemplo da Margem Sul do Tejo, onde as urgências de obstetrícia do Barreiro e de Setúbal poderão encerrar para concentrar os serviços em Almada. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) também manifestou reservas, questionando a sustentabilidade do modelo de urgências regionais e criticando a “forte diminuição” do valor pago aos médicos prestadores de serviço. As propostas da FNAM para resolver a crise incluem a reposição do horário semanal de 35 horas, a recuperação do poder de compra e a reintegração do internato na carreira médica, visando fixar mais profissionais no SNS.



Artigos
30
O Município de Arcos de Valdevez aprovou, em reunião extraordinária de Câmara realizada a 12 de dezembro, o Maior Orçamento Municipal de Sempre, no valor de 51 milhões de euros, reforçando o investimento social, habitacional, económico, cultural e ambiental para 2026. O orçamento, que cumpre o princípio do equilíbrio financeiro e representa um aumento de […] The post Maior Orçamento de Sempre reforça investimento social e desenvolvimento para 2026 appeared first on Arcos em Destaque.

O Porto do Funchal registou esta sexta-feira, dia da Primeira Oitava de Natal, a presença de quatro navios de cruzeiro em simultâneo, totalizando mais de 9.200 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Do total, 6.375 eram passageiros. Além do Le Laperouse, que se encontrava acostado desde quarta-feira, deram entrada no porto os navios Queen Anne, Borealis e Marella Explorer 2. O Queen Anne foi o primeiro a chegar, ainda de madrugada, proveniente de Cádis, em Espanha. As manobras de acos

As equipas de limpeza urbana da Agere – Empresa Municipal de Braga não interromperam o seu trabalho na noite de Natal, assegurando que a cidade se mantivesse limpa e cuidada após as tradicionais celebrações da Consoada. Depois de uma tarde marcada pelo convívio e pela partilha, em especial em torno do emblemático ‘Bananeiro’, os trabalhadores […]

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses entregou, entre janeiro e dezembro, 185 apoios a famílias marcuenses através do Programa de Apoio à Família e Incentivo à Natalidade – “Marco a Crescer”. O conteúdo Câmara do Marco de Canaveses entregou 185 apoios à natalidade em 2025 num investimento de 92.500 euros aparece primeiro em Nosso Território.







