Médicos avançam com greve nacional em protesto contra a tutela
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou uma greve para 24 de outubro, em simultâneo com a paralisação da Função Pública, devido à recusa da ministra da Saúde em negociar a carreira médica e por decisões que, segundo o sindicato, colocam a população em risco. A convocatória surge após uma reunião com a tutela que a presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, classificou não como uma “verdadeira negociação”, mas como a “apresentação de um ato consumado com medidas que nós entendemos que são mesmo prejudiciais à população e ao SNS”. A FNAM alerta que o Serviço Nacional de Saúde atravessa uma “crise sem precedentes”, com “unidades de saúde encerradas, serviços de urgência sobrelotados” e situações críticas como bebés a nascer em ambulâncias. Entre as principais preocupações está a intenção do Ministério da Saúde de concentrar serviços de urgência a nível regional, uma medida que, segundo Joana Bordalo e Sá, “vai deixar grávidas e recém-nascidos sem cuidados de proximidade”, citando o exemplo da Margem Sul do Tejo, onde as urgências de obstetrícia do Barreiro e de Setúbal poderão encerrar para concentrar os serviços em Almada. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) também manifestou reservas, questionando a sustentabilidade do modelo de urgências regionais e criticando a “forte diminuição” do valor pago aos médicos prestadores de serviço. As propostas da FNAM para resolver a crise incluem a reposição do horário semanal de 35 horas, a recuperação do poder de compra e a reintegração do internato na carreira médica, visando fixar mais profissionais no SNS.



Artigos
30
A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, criou um Guia de Licenciamento de Proximidade, com o objetivo de esclarecer os munícipes sobre o licenciamento de atividades e outros processos, divulgou o município. Em comunicado, a autarquia explicou que este guia é “um documento dinâmico, esclarecedor e atualizado sobre como e onde devem ser apresentados […]

"Esforço diário destas equipas é essencial" O conteúdo Braga: Após Bananeiro, Trabalhadores da AGERE deixaram cidade limpa para a manhã de Natal aparece primeiro em O MINHO.

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de incentivo à natalidade e de apoio às famílias, através de um conjunto de medidas que visam valorizar a infância e reforçar a ligação…








