Médicos avançam com greve nacional em protesto contra a tutela
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou uma greve para 24 de outubro, em simultâneo com a paralisação da Função Pública, devido à recusa da ministra da Saúde em negociar a carreira médica e por decisões que, segundo o sindicato, colocam a população em risco. A convocatória surge após uma reunião com a tutela que a presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, classificou não como uma “verdadeira negociação”, mas como a “apresentação de um ato consumado com medidas que nós entendemos que são mesmo prejudiciais à população e ao SNS”. A FNAM alerta que o Serviço Nacional de Saúde atravessa uma “crise sem precedentes”, com “unidades de saúde encerradas, serviços de urgência sobrelotados” e situações críticas como bebés a nascer em ambulâncias. Entre as principais preocupações está a intenção do Ministério da Saúde de concentrar serviços de urgência a nível regional, uma medida que, segundo Joana Bordalo e Sá, “vai deixar grávidas e recém-nascidos sem cuidados de proximidade”, citando o exemplo da Margem Sul do Tejo, onde as urgências de obstetrícia do Barreiro e de Setúbal poderão encerrar para concentrar os serviços em Almada. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) também manifestou reservas, questionando a sustentabilidade do modelo de urgências regionais e criticando a “forte diminuição” do valor pago aos médicos prestadores de serviço. As propostas da FNAM para resolver a crise incluem a reposição do horário semanal de 35 horas, a recuperação do poder de compra e a reintegração do internato na carreira médica, visando fixar mais profissionais no SNS.



Artigos
30Local
Ver mais
Mourisca do Vouga vai finalmente acolher o Mercadinho da Mourisca, no Parque do Largo da Fonte, este domingo, depois de o evento ter sido adiado na sua data inicial por previsões de mau tempo. A iniciativa, que marca a 1.ª edição do mercadinho local, decorre entre as 10h00 e as 18h00 e pretende dinamizar o […]

Os autarcas de Campo Maior, Elvas e Badajoz realizam esta segunda-feira, 10 de novembro, uma visita conjunta às obras do projeto EUROBEC ENERGY, que decorrem nas três cidades que integram a Eurocidade EUROBEC. A visita tem início em Campo Maior, às 9h30, no Complexo das Piscinas da Fonte Nova, seguindo-se deslocações a Elvas e a […]

A cidade de Almeirim associa-se à campanha “Novembro Azul”, dedicada à prevenção do cancro da próstata, com uma mesa redonda marcada para este sábado, dia 8 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a... O conteúdo Almeirim assinala “Novembro Azul” com mesa redonda sobre o cancro da próstata aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.

É uma tradição popular com fortes raízes locais e traços profanos que celebra a figura de São Martinho. A reconstituição histórica, promovida pelo Município de Lamego com o apoio da…







