A esmagadora maioria (85,5%) da população imigrante encontra-se em idade ativa.
AIMA notifica mais de nove mil estrangeiros para abandonarem o país
Mais de nove mil cidadãos estrangeiros foram notificados para abandonar voluntariamente Portugal no primeiro semestre de 2025, um aumento drástico face às 446 notificações registadas em todo o ano de 2024. Estes dados constam no Relatório de Migrações e Asilo 2024, divulgado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que incluiu os números mais recentes para refletir “o relevo da variação de tendência verificada”. A subida exponencial das notificações para abandono voluntário surge após o Governo ter confirmado, em maio, que a AIMA tinha recusado 18 mil pedidos de autorização de residência. A agência explica que só este ano foi possível iniciar a recuperação da aplicação do regime de retorno, devido a dificuldades herdadas do processo de extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Além das notificações voluntárias, foram instaurados 195 processos de afastamento coercivo até final de 2024, visando maioritariamente cidadãos do Brasil, Argélia, Marrocos e Índia. O relatório revela ainda que o número de estrangeiros a residir em Portugal quadruplicou em sete anos, atingindo cerca de 1,5 milhões no final de 2024, com a comunidade brasileira a manter-se como a principal, seguida pela indiana, angolana e ucraniana.



Artigos
15Local
Ver mais
Mourisca do Vouga vai finalmente acolher o Mercadinho da Mourisca, no Parque do Largo da Fonte, este domingo, depois de o evento ter sido adiado na sua data inicial por previsões de mau tempo. A iniciativa, que marca a 1.ª edição do mercadinho local, decorre entre as 10h00 e as 18h00 e pretende dinamizar o […]

Os autarcas de Campo Maior, Elvas e Badajoz realizam esta segunda-feira, 10 de novembro, uma visita conjunta às obras do projeto EUROBEC ENERGY, que decorrem nas três cidades que integram a Eurocidade EUROBEC. A visita tem início em Campo Maior, às 9h30, no Complexo das Piscinas da Fonte Nova, seguindo-se deslocações a Elvas e a […]

A cidade de Almeirim associa-se à campanha “Novembro Azul”, dedicada à prevenção do cancro da próstata, com uma mesa redonda marcada para este sábado, dia 8 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a... O conteúdo Almeirim assinala “Novembro Azul” com mesa redonda sobre o cancro da próstata aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.

É uma tradição popular com fortes raízes locais e traços profanos que celebra a figura de São Martinho. A reconstituição histórica, promovida pelo Município de Lamego com o apoio da…







