Associação de USF alerta para riscos de “falhas recorrentes” no sistema informático de vacinação
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) emitiu um alerta sobre os riscos para utentes e profissionais de saúde decorrentes das “falhas recorrentes” no sistema informático de registo da vacinação. Em comunicado, a associação sublinha que estas falhas geram “constrangimentos operacionais suscetíveis de comprometer a segurança, a fiabilidade e a continuidade do processo vacinal”, com um impacto negativo na qualidade dos cuidados de enfermagem e na gestão da saúde pública. A USF-AN aponta que a situação é agravada pela “multiplicidade de pontos de vacinação, muitas vezes desarticulados entre si”, o que dificulta a gestão de recursos e aumenta o “risco de duplicação ou omissão de registos”. A associação defende que “é urgente rever os modelos de coordenação da vacinação” para garantir processos mais seguros e fiáveis, e apela a que as lideranças do setor evitem impor práticas que possam colocar em causa a segurança clínica. A organização recorda que o ato vacinal é um ato clínico de enfermagem que exige “condições de segurança, fiabilidade e validação clínica adequada”. Perante as falhas do sistema, a associação defende que não se deve obrigar à execução de atos clínicos sem garantia de registo seguro, devendo antes ser ativados “planos de contingência eficazes e seguros”, que podem incluir o adiamento da vacinação. A USF-AN manifestou ainda a sua disponibilidade para colaborar com as autoridades de saúde na revisão dos processos, em defesa de uma prática de enfermagem “segura, autónoma e cientificamente sustentada”.



Artigos
5
A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, criou um Guia de Licenciamento de Proximidade, com o objetivo de esclarecer os munícipes sobre o licenciamento de atividades e outros processos, divulgou o município. Em comunicado, a autarquia explicou que este guia é “um documento dinâmico, esclarecedor e atualizado sobre como e onde devem ser apresentados […]

"Esforço diário destas equipas é essencial" O conteúdo Braga: Após Bananeiro, Trabalhadores da AGERE deixaram cidade limpa para a manhã de Natal aparece primeiro em O MINHO.

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de incentivo à natalidade e de apoio às famílias, através de um conjunto de medidas que visam valorizar a infância e reforçar a ligação…








