O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta sobre uma mudança significativa no estado do tempo em Portugal continental a partir de domingo. As previsões apontam para o regresso da chuva generalizada e uma descida acentuada das temperaturas, marcando o fim do período de calor atípico e a chegada de condições outonais. De acordo com os vários artigos, a mudança será sentida de forma gradual a partir de sábado, com a aproximação de um sistema frontal que trará precipitação e vento mais intenso, mas a alteração mais significativa ocorrerá no domingo.
Prevê-se chuva "praticamente em todo o território", embora com maior incidência e intensidade nas regiões Norte e Centro, podendo ser menos frequente no Baixo Alentejo e Algarve.
A par da chuva, o alerta foca-se na descida abrupta das temperaturas máximas, que poderão cair em média "entre 5 a 7 graus", com algumas zonas do norte a registarem quebras de até 9 graus "num só dia".
As temperaturas mínimas, contudo, não deverão sofrer alterações significativas.
O vento também aumentará de intensidade, prevendo-se por vezes forte no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas. Esta alteração meteorológica, descrita como o fim do "verão de outono", levou as autoridades a alertar a população para a necessidade de se preparar para dias mais frios e húmidos, com a previsão de que as condições de instabilidade e precipitação se mantenham durante a semana seguinte.
A população é aconselhada a adaptar-se ao regresso das condições típicas da estação.
Em resumoPortugal continental enfrentará uma mudança abrupta no tempo a partir de domingo, com a chegada de chuva generalizada, vento e uma queda acentuada das temperaturas máximas que pode chegar aos 9 graus. O IPMA alerta para o fim do tempo quente, com as condições outonais a instalarem-se, especialmente nas regiões Norte e Centro. A população deve preparar-se para um fim de semana e uma semana seguinte mais frios e húmidos.