Este reforço é um passo importante para garantir uma resposta de emergência mais eficiente e equitativa em todo o território nacional.
INEM Reforça Serviço Aéreo de Emergência em Évora e Loulé com Operação 24 Horas
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou um reforço significativo no Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM), com as bases de Évora e Loulé a passarem a operar 24 horas por dia a partir de 20 de outubro. Esta medida representa um aumento da capacidade de resposta aérea no sul do país, garantindo maior disponibilidade para situações de emergência médica durante o período noturno. A decisão de iniciar a operação noturna no sul deve-se a “questões de segurança relacionadas com o relevo e obstáculos naturais, que são mais significativos no norte e centro”, exigindo treino adicional para os pilotos nessas regiões. A aeronave baseada em Macedo de Cavaleiros continuará a operar apenas 12 horas por dia, enquanto se preparam as condições para a expansão gradual da operação noturna. O INEM prevê que a implementação total da operação 24 horas nas quatro bases do SHEM, incluindo a de Viseu, esteja concluída até 1 de novembro, com quatro helicópteros médios com capacidade para transporte de incubadoras. A operação é assegurada pela empresa Gulf Med Aviation Services, num processo que não esteve isento de controvérsia, após o Tribunal de Contas ter recusado o visto a um ajuste direto, embora o concurso público internacional tenha sido adjudicado à mesma empresa. O INEM sublinha que as equipas têm transmitido um “`feedback´ muito positivo do serviço, destacando a rapidez de descolagem, estabilidade em voo e condições de segurança e conforto das aeronaves”.



Artigos
14Local
Ver mais
O Município de Castelo Branco obteve a 3a melhor pontuação no Ranking Global dos Municípios de Média Dimensão do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, com 1.493 pontos, situando-se entre os municípios mais bem classificados do país. O concelho albicastrense tem vindo a melhorar nos últimos anos, depois de em 2021 e 2022 se situar […] O conteúdo Castelo Branco no pódio do Anuário Financeiro dos Municípios aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Chamas deflagraram ao início da madrugada deste sábado. Fogo causou um número indeterminado de desalojados.

O indivíduo que havia causado terror e pânico num dos bairros da cidade de Faro, assaltando várias casas e ameaçando pessoas, após

A TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira deu início à 23.ª edição da Campanha







