O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para vários distritos do norte devido à previsão de precipitação por vezes forte. A mudança no estado do tempo é provocada pela aproximação de um sistema frontal que atravessará o território de norte para sul. A precipitação começará no Minho e Douro Litoral, onde poderá ser acompanhada de trovoadas, estendendo-se depois ao resto do país, embora com menor intensidade no Baixo Alentejo e Algarve.

A meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, prevê uma descida da temperatura máxima "entre 5 a 7 graus", podendo atingir os 9 graus em algumas zonas do norte.

O vento também aumentará de intensidade, soprando por vezes forte no litoral Norte e nas terras altas.

A instabilidade deverá manter-se durante toda a semana seguinte, com a possível formação de um "rio atmosférico" — um corredor de ar muito húmido — a trazer chuva persistente, especialmente para as regiões Norte e Centro. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estarão sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 15:00 de domingo. Apesar da chuva, as temperaturas manter-se-ão amenas para a época, sem um cenário de frio acentuado.