A administração portuária explica que esta ação, realizada em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tem um “impacto mais direto e imediato na recuperação e estabilização do cordão dunar” do que a simples imersão ao largo. Esta medida reflete o compromisso do Porto de Aveiro com a sustentabilidade e a resiliência do território face à erosão costeira e aos desafios climáticos. Nos últimos anos, o porto já assegurou a imersão de um volume médio anual de 500 mil metros cúbicos de sedimentos para mitigar os efeitos da erosão. Paralelamente, decorrem também trabalhos de dragagem no Porto de Pesca do Largo e na doca de recreio do Jardim Oudinot, com o objetivo de melhorar as condições de navegabilidade para as empresas de pesca e para as atividades náuticas de recreio. A cooperação entre o Porto de Aveiro e a APA tem permitido que as dragagens sirvam não apenas para a segurança da navegação, mas também como uma ferramenta estratégica para a defesa da orla costeira.
Dragagens no Porto de Aveiro visam reforçar segurança da navegação e proteção costeira
A Administração do Porto de Aveiro retomou os trabalhos de dragagem de manutenção do canal principal de navegação, num investimento de 280 mil euros. A intervenção, que deverá estar concluída no prazo de um mês, tem um duplo objetivo: garantir as condições de segurança da navegação e contribuir para a proteção do litoral, nomeadamente o reforço do cordão dunar na zona da Costa Nova. Os sedimentos dragados, num volume estimado de 135 mil metros cúbicos, estão a ser depositados a sul do primeiro esporão da Barra/Costa Nova.



Artigos
8
A presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente (CDU), foi eleita para a vice-presidência da Assembleia Intermunicipal da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), na reunião realizada a 19 de dezembro, em Loures. Esta organização tem como objetivo prioritário o combate à pobreza. O conteúdo Palmela na vice-presidência da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

No âmbito das Comemorações da Passagem de Ano 2025/2026, o trânsito e o estacionamento na cidade de Santarém vão sofrer condicionamentos temporários, com início a 31 de dezembro, devido à realização das celebrações oficiais promovidas pela autarquia. Entre as 00h00 do dia 31 de dezembro de 2025 e as 08h00 do dia 1 de janeiro […] The post Comemorações de Ano Novo em Santarém condicionam trânsito e estacionamento na cidade first appeared on Notícias do Sorraia.

A Câmara Municipal de Coimbra promove um cortejo etnográfico, dedicado aos cantares natalícios, na Baixa da cidade, a partir das...

O secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, e a secretária regional de Educação, Elsa Fernandes, deslocam-se esta segunda-feira, dia 29 de Dezembro, pelas 15h30, aos escritórios da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira – SDM, na Zona Franca no Caniçal, onde participam na cerimónia de entrega dos Prémios Escolares Zona Franca 2025. Esta iniciativa, que vai […]


