Entre as principais reivindicações das estruturas sindicais estão a falta de pessoal, os baixos salários e a ausência de revisão de carreiras. A falta de funcionários não docentes é um dos pontos críticos, podendo comprometer serviços essenciais como refeitórios, portarias e apoio administrativo, inviabilizando o funcionamento das escolas. Em resposta aos pré-avisos de greve, algumas escolas enviaram comunicações aos pais, alertando que “não pode garantir antecipadamente a abertura das escolas, estas só abrem se estiverem reunidas as condições de segurança”. As associações de pais aconselham os encarregados de educação a “verificarem se as suas crianças ou jovens têm aulas antes de os deixarem nas escolas”.
Greves de pessoal docente e não docente ameaçam funcionamento das escolas
As escolas em Portugal enfrentam a possibilidade de perturbações significativas e encerramentos devido a dois dias de greve convocados para quinta e sexta-feira. As paralisações, que abrangem pessoal não docente e docente, levaram as associações de pais e as direções de algumas escolas a alertar os encarregados de educação para a possibilidade de não haver aulas. A primeira greve, agendada para quinta-feira, dia 23, é convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Estado, das Autarquias e de Entidades com Fins Públicos e Sociais e afeta apenas o pessoal não docente. Na sexta-feira, dia 24, a paralisação alarga-se, juntando-se o pessoal docente numa greve convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF).


Artigos
3Local
Ver mais
O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República reforçou, na passada Quinta-feira, a necessidade de colocação de mais agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) na Região, um compromisso reafirmado pela República, “que é muito importante concretizar”, disse. O social-democrata falava numa audição à Ministra da Administração Interna na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração […]

A iniciativa terá lugar na Biblioteca e Arquivo Municipal, pelas 15h30, e contará com a participação de Carlos Diogo Guimarães e José Ribeiro, que irão apresentar um trabalho sobre a…

A intervenção dos militares aconteceu após uma denúncia que alertava para a ocorrência de agressões no seio familiar. No local, as autoridades apuraram que o suspeito exercia violência física e…

Reconhecimento ocorreu a 7 de novembro com destaque para a participação nas praias galardoadas com Bandeira Azul Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Município de Sintra distinguido no Programa Nacional da Vigilância Azul 2025







