Para ganhar a confiança das vítimas, os burlões podem efetuar pequenos pagamentos iniciais, mas, a dada altura, os montantes exigidos aumentam e os pagamentos deixam de ser feitos, acabando os criminosos por desaparecer. O BdP aconselha a desconfiar de “oportunidades para fazer dinheiro fácil”, a não clicar em links desconhecidos, a proteger os dados pessoais e a nunca efetuar pagamentos adiantados. Em caso de suspeita ou de ser vítima, os cidadãos devem contactar imediatamente o seu banco e denunciar a situação às autoridades policiais.
Banco de Portugal alerta para fraudes com falsas ofertas de emprego
O Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta público sobre a circulação de mensagens e chamadas telefónicas com falsas propostas de trabalho, que constituem, na realidade, esquemas de fraude financeira. A autoridade bancária visa ajudar os cidadãos a identificar os sinais de perigo e a protegerem-se contra este tipo de burla. Segundo o BdP, a tentativa de fraude começa com um contacto inesperado, frequentemente a partir de um número de telefone estrangeiro ou através de redes sociais como o WhatsApp e o Telegram, com uma “oferta de emprego ‘online’ que promete um pagamento elevado”. Os criminosos convidam as vítimas a aderir a grupos de chat, onde lhes são atribuídas tarefas simples, como visualizar vídeos, seguir páginas ou escrever avaliações online, em troca de uma remuneração elevada. Um dos métodos utilizados consiste em exigir o pagamento de uma “taxa de inscrição” com a promessa de devolução acrescida de uma comissão, ou em solicitar que a vítima adiante dinheiro para aceder a tarefas supostamente mais lucrativas. Outra vertente do esquema é a utilização da conta bancária da vítima como “‘conta-mula’, ou seja, como conta de passagem de valores conseguidos de modo fraudulento”.


Artigos
2Local
Ver mais
O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República reforçou, na passada Quinta-feira, a necessidade de colocação de mais agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) na Região, um compromisso reafirmado pela República, “que é muito importante concretizar”, disse. O social-democrata falava numa audição à Ministra da Administração Interna na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração […]

A iniciativa terá lugar na Biblioteca e Arquivo Municipal, pelas 15h30, e contará com a participação de Carlos Diogo Guimarães e José Ribeiro, que irão apresentar um trabalho sobre a…

A intervenção dos militares aconteceu após uma denúncia que alertava para a ocorrência de agressões no seio familiar. No local, as autoridades apuraram que o suspeito exercia violência física e…

Reconhecimento ocorreu a 7 de novembro com destaque para a participação nas praias galardoadas com Bandeira Azul Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Município de Sintra distinguido no Programa Nacional da Vigilância Azul 2025







