Para ganhar a confiança das vítimas, os burlões podem efetuar pequenos pagamentos iniciais, mas, a dada altura, os montantes exigidos aumentam e os pagamentos deixam de ser feitos, acabando os criminosos por desaparecer. O BdP aconselha a desconfiar de “oportunidades para fazer dinheiro fácil”, a não clicar em links desconhecidos, a proteger os dados pessoais e a nunca efetuar pagamentos adiantados. Em caso de suspeita ou de ser vítima, os cidadãos devem contactar imediatamente o seu banco e denunciar a situação às autoridades policiais.
Banco de Portugal alerta para fraudes com falsas ofertas de emprego
O Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta público sobre a circulação de mensagens e chamadas telefónicas com falsas propostas de trabalho, que constituem, na realidade, esquemas de fraude financeira. A autoridade bancária visa ajudar os cidadãos a identificar os sinais de perigo e a protegerem-se contra este tipo de burla. Segundo o BdP, a tentativa de fraude começa com um contacto inesperado, frequentemente a partir de um número de telefone estrangeiro ou através de redes sociais como o WhatsApp e o Telegram, com uma “oferta de emprego ‘online’ que promete um pagamento elevado”. Os criminosos convidam as vítimas a aderir a grupos de chat, onde lhes são atribuídas tarefas simples, como visualizar vídeos, seguir páginas ou escrever avaliações online, em troca de uma remuneração elevada. Um dos métodos utilizados consiste em exigir o pagamento de uma “taxa de inscrição” com a promessa de devolução acrescida de uma comissão, ou em solicitar que a vítima adiante dinheiro para aceder a tarefas supostamente mais lucrativas. Outra vertente do esquema é a utilização da conta bancária da vítima como “‘conta-mula’, ou seja, como conta de passagem de valores conseguidos de modo fraudulento”.


Artigos
2
No dia 04 O conteúdo Vila Verde: Prado volta a entrar no ano novo com mergulho no Cávado aparece primeiro em O MINHO.

O Executivo Municipal da Guarda aprovou, na reunião de 9 de dezembro, a celebração de um protocolo com o Município de Celorico da Beira que visa a elaboração do estudo prévio e do projeto de execução necessários à submissão de uma candidatura conjunta ao aviso CENTRO2030-2024-38. O objetivo passa pela reabilitação e valorização do Rio […]

O centro da baixa funchalense regista, nesta sexta-feira, 26 de Dezembro, uma afluência significativa de madeirenses e de turistas. Ao longo do dia, tem-se notado o aumento do fluxo pedonal em áreas como a Avenida do Mar, a zona da Sé, a Rua Dr. Fernão Ornelas, mas também no parque de diversões e nas barraquinhas na Placa Central da Avenida Arriaga. Turistas nacionais e estrangeiros circulam lado a lado com os madeirenses, criando um ambiente movimentado. 0. Imagem inserida a 11/12/2025 19:12,

Nas últimas semanas de 2025, a redação da New in Porto voltou a fazer o exercício que já se tornou tradição: olhar para a cidade com espírito crítico, mas também com vontade de celebrar. Esta foi a terceira edição dos Prémios NiP, que distinguem as novidades, os projetos e as ideias que mais marcaram o […] O conteúdo Prémios NiP 2025: saiba quem são os vencedores aparece primeiro em New in Porto.


