A ANEPC, através de um comunicado, confirmou a realização das buscas e reiterou a sua “total disponibilidade para prestar o apoio necessário no âmbito das diligências em curso”. O inquérito encontra-se em segredo de justiça, e as autoridades continuam a investigar a extensão das alegadas irregularidades e o potencial prejuízo para o erário público, num caso que abala a confiança numa das principais entidades de segurança do país.
Ministério Público realiza buscas na Proteção Civil por suspeitas de corrupção
As instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foram alvo de buscas pelo Ministério Público e pela GNR no âmbito da “Operação Obsequium”. A investigação foca-se em suspeitas de corrupção e favorecimento ilegal em contratos públicos para o fornecimento de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios florestais. As diligências, lideradas pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), decorreram nas instalações da ANEPC em Carnaxide, bem como em empresas do setor têxtil, residências de dirigentes e gabinetes de contabilidade. Segundo um comunicado do Ministério Público, estão em causa suspeitas da prática de crimes de corrupção ativa e passiva e de participação económica em negócio. A investigação abrange procedimentos de contratação pública realizados entre 2015 e 2023, nos quais se suspeita de “favorecimento ilegal de concorrente em prejuízo do Estado Português”. A operação mobilizou 48 militares da GNR e cinco magistrados do DCIAP, que procederam à recolha de prova através do cumprimento de seis mandados de busca domiciliária e quatro mandados de busca a instalações empresariais e de entidade pública.



Artigos
24
No dia 04 O conteúdo Vila Verde: Prado volta a entrar no ano novo com mergulho no Cávado aparece primeiro em O MINHO.

O Executivo Municipal da Guarda aprovou, na reunião de 9 de dezembro, a celebração de um protocolo com o Município de Celorico da Beira que visa a elaboração do estudo prévio e do projeto de execução necessários à submissão de uma candidatura conjunta ao aviso CENTRO2030-2024-38. O objetivo passa pela reabilitação e valorização do Rio […]

O centro da baixa funchalense regista, nesta sexta-feira, 26 de Dezembro, uma afluência significativa de madeirenses e de turistas. Ao longo do dia, tem-se notado o aumento do fluxo pedonal em áreas como a Avenida do Mar, a zona da Sé, a Rua Dr. Fernão Ornelas, mas também no parque de diversões e nas barraquinhas na Placa Central da Avenida Arriaga. Turistas nacionais e estrangeiros circulam lado a lado com os madeirenses, criando um ambiente movimentado. 0. Imagem inserida a 11/12/2025 19:12,

Nas últimas semanas de 2025, a redação da New in Porto voltou a fazer o exercício que já se tornou tradição: olhar para a cidade com espírito crítico, mas também com vontade de celebrar. Esta foi a terceira edição dos Prémios NiP, que distinguem as novidades, os projetos e as ideias que mais marcaram o […] O conteúdo Prémios NiP 2025: saiba quem são os vencedores aparece primeiro em New in Porto.


