As autoridades locais foram mobilizadas para responder a inundações, transbordos de ribeiras e uma derrocada.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontrava na ilha das Flores, viu-se forçado a cancelar a deslocação programada para a ilha do Corvo "devido ao mau tempo".
A visita incluía a inauguração do Parque Eólico e uma visita ao Parque Fotovoltaico, equipamentos do projeto "Corvo Renovável".
Em vez disso, o chefe de Estado viajou das Flores para o Faial e, posteriormente, para Lisboa.
O presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, considerou a visita, mesmo que encurtada, como "um gesto de proximidade e de reconhecimento" que reforça a coesão nacional. Na ilha de São Miguel, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou, num balanço inicial, 24 ocorrências, número que subiu para 32 pouco depois.
As situações, concentradas nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande, incluíram inundações em habitações e vias públicas, o transbordo de ribeiras e, pelo menos, uma derrocada.
Bombeiros, serviços municipais de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública estiveram no terreno para prestar apoio e resolver os incidentes.














