Este incidente expõe a degradação de algumas infraestruturas escolares e a urgência de intervenções de fundo para garantir a segurança da comunidade educativa.
Riscos de segurança em escola de Almada obrigam à transferência de 200 alunos
Mais de 200 alunos do 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária António Gedeão, no Laranjeiro, em Almada, foram temporariamente transferidos para outro estabelecimento de ensino devido a graves problemas de segurança. A decisão de interdição imediata de um dos blocos da escola foi tomada após uma vistoria da Unidade de Saúde Pública ter identificado riscos que poderiam “constituir ameaça à preservação da vida humana”. O alerta surgiu na noite de 22 de outubro, levando à suspensão das aulas para doze turmas. A vistoria da autoridade de saúde revelou não só problemas estruturais nos edifícios modulares, conhecidos como monoblocos, mas também a necessidade de uma intervenção de desinfestação na cozinha escolar para controlo de roedores e insetos. Perante a gravidade da situação, a Câmara Municipal de Almada determinou a interdição do Bloco A e organizou a transferência dos alunos para a Escola Básica Conceição e Silva, uma solução que se manterá por um período de três semanas. Em comunicado, a autarquia garantiu que a solução definitiva para os problemas da Escola António Gedeão já está a ser preparada. O projeto de arquitetura para a “requalificação total da escola”, que representa um investimento previsto de cerca de 15 milhões de euros, já se encontra concluído. A Câmara Municipal informou ainda que a candidatura a financiamento para a obra também está finalizada, prevendo-se o lançamento do concurso de empreitada nos próximos meses.


Artigos
2
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano do município de Velas para 2026 foram aprovados por maioria na Assembleia Municipal, depois de terem recebido luz verde do executivo camarário, fixando-se o montante global em cerca de 11,7 milhões de euros. O documento financeiro, que define as prioridades de investimento do concelho no próximo ano, […] O conteúdo Câmara de Velas aprova Orçamento de 11,6 milhões de euros para 2026 aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Convívio entre gerações.

Esta é uma história que vai marcar a vida da bebé e da família que recebeu um presente especial.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Vidigueira comunicou que, em virtude da tolerância de ponto e dos feriados de Natal e Ano Novo, os serviços municipais e os espaços museológicos da cidade terão horários especiais entre 24 de dezembro e 2 de janeiro. Entre os equipamentos afetados estão o Centro Interpretativo do Vinho de Talha, o Centro […] O Artigo Vidigueira anuncia horários especiais dos serviços municipais e museus durante a quadra festiva o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.





