As previsões apontam para precipitação intensa, acompanhada de trovoadas e vento forte, com potencial para causar inundações, cheias e deslizamentos de terras. Face a uma depressão centrada entre os Açores e a Madeira, que transporta massas de ar tropical instáveis, as autoridades colocaram todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, com os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro a passarem para aviso laranja. Os arquipélagos da Madeira e dos Açores também foram colocados sob aviso devido à previsão de chuva e vento forte, com rajadas que poderiam atingir os 100 km/h nas zonas montanhosas. A ANEPC alertou para múltiplos riscos, incluindo “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”, cheias devido ao transbordo de cursos de água, e “instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos, derrocadas”. O mau tempo já causou dezenas de ocorrências, com inundações registadas em várias localidades, como Lisboa, Tercena, Vale de Santarém e Algueirão, onde o trânsito foi condicionado e os bombeiros tiveram de intervir. A ANEPC emitiu uma série de recomendações à população, apelando à adoção de medidas preventivas como garantir a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, a fixação de estruturas soltas e um “especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas”. Aos condutores, foi pedida a adoção de uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual formação de lençóis de água”. Foi igualmente desaconselhada a prática de atividades junto à orla costeira e zonas ribeirinhas devido ao risco de galgamentos costeiros.
Proteção Civil Emite Alerta Nacional para Mau Tempo com Risco de Inundações e Cheias
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiram alertas à população devido ao agravamento das condições meteorológicas em todo o país.



Artigos
96Local
Ver mais
No Seixal, há um novo ponto de encontro para quem gosta de descobrir boas oportunidades e dar uma segunda vida aos objetos. A Feira da Bagageira de Corroios está de volta no dia 9 de novembro, entre as 10 e as 17 horas, e promete encher a Quinta da Marialva de artigos em segunda mão, […] O conteúdo Há um mercado diferente a chegar a Corroios (e começa na mala do carro) aparece primeiro em New in Seixal.

João Leite assume presidência da Comunidade da Lezíria do Tejo

Há mais de uma década que Raul Rodrigues percorre pomares, campos e vales em busca de variedades antigas de macieiras. São árvores com nome, história e sabor, heranças vivas da agricultura minhota. Agora, o docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo vai coordenar um projeto nacional que coloca o IPVC […]

Vila do Conde foi o terceiro concelho do país que, em 2024, registou “menores resultados líquidos”, segundo o Anuário dos Municípios dos Portugueses lançado pela Ordem dos Contabilistas Certificados e que verificou os números oficiais de 308 territórios. As contas vilacondenses revelam um prejuízo de 10 milhões, 892 mil e 594 euros, o pior desempenho […]







