A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga emitiu um alerta público sobre a circulação de mensagens de texto (SMS) fraudulentas, enviadas em nome da instituição, que visam obter pagamentos indevidos. Este esquema de 'phishing' tem como alvo os utentes, informando-os de supostas dívidas relativas a serviços prestados nos Cuidados de Saúde Primários. As mensagens fraudulentas, descritas pela ULS de Braga como um esquema que “visa induzir os destinatários a realizar transferências bancárias”, apresentam valores em dívida e fornecem uma entidade e referência para pagamento. A instituição de saúde esclarece de forma inequívoca que o conteúdo destas mensagens “é falso e fraudulento”. A ULS de Braga sublinha que “não envia mensagens SMS com referência e entidade para pagamento”.
Os pagamentos devidos por serviços prestados podem ser liquidados presencialmente nas suas instalações ou, caso o utente solicite, através de referência enviada por carta oficial ou e-mail, mas nunca por SMS.
A instituição já tinha emitido um alerta semelhante em junho do mesmo ano, indicando a recorrência deste tipo de burla.
A ULS de Braga informa que “estão a ser tomadas as devidas diligências junto das autoridades competentes” e apela a todos os cidadãos que recebam estas mensagens para que “não respondam às mensagens nem sigam quaisquer instruções nelas contidas”, recomendando que as “eliminem de imediato”. Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, os utentes devem reportar a situação às autoridades policiais.