Moradores de Faro relataram que as cheias são um problema recorrente, com um proprietário a afirmar: “Temos este problema há dez anos”.

A ANEPC registou, até ao meio-dia de quarta-feira, 1.147 ocorrências em todo o país, das quais 700 foram inundações, maioritariamente concentradas no distrito de Lisboa (658). Em Oeiras, uma mulher ficou gravemente ferida após ser arrastada pela corrente de água em Tercena, um incidente que levou o presidente da câmara, Isaltino Morais, a apontar responsabilidades ao crescimento urbanístico do concelho vizinho de Sintra, de onde provêm as águas. Perante a situação, a ANEPC emitiu um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações em zonas urbanas e cheias, e recomendando a adoção de medidas preventivas, como a desobstrução de sistemas de escoamento e uma condução defensiva.

As previsões apontam para a continuação do mau tempo, com o IPMA a colocar nove distritos do Norte e Centro — Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga — sob aviso laranja para sexta-feira, devido a “precipitação persistente e por vezes forte”.