A paralisação serve como um aviso público sobre possíveis perturbações significativas na circulação ferroviária, sendo motivada pelo alegado incumprimento de um acordo laboral e por preocupações com a segurança. No centro do conflito está um acordo celebrado com a CP em julho de 2023, que, segundo o sindicato, continua por cumprir na sua totalidade. As principais reivindicações dos trabalhadores prendem-se com a necessidade de uma "humanização das escalas de serviço", visando melhores condições de trabalho e um equilíbrio mais justo entre a vida profissional e pessoal. Outro ponto crítico levantado pelo SFRCI é a falta de segurança a bordo, especialmente em situações de sobrelotação dos comboios, que coloca em risco tanto os passageiros como os próprios trabalhadores. A convocação da greve funciona como um mecanismo de pressão sobre a administração da CP para que esta cumpra os compromissos assumidos. Para o público, o pré-aviso de greve é uma informação de utilidade pública essencial, permitindo que os passageiros que dependem dos serviços de longo curso possam antecipar os constrangimentos e procurar alternativas de transporte durante o período da paralisação. A recorrência de ações de luta por parte dos trabalhadores ferroviários evidencia a existência de tensões laborais persistentes no setor dos transportes públicos em Portugal.
Greve parcial dos revisores da CP ameaça perturbar comboios de longo curso em novembro
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) convocou uma greve parcial para os revisores dos comboios de longo curso da CP, agendada para o período de 3 a 13 de novembro.



Artigos
5Local
Ver mais
O Governo confirmou a instalação de uma Loja do Cidadão no concelho da Maia até ao final do primeiro semestre de 2026. A informação foi avançada pelo secretário de Estado para a Digitalização e a Modernização Administrativa, Bernardo Correia, durante uma audição na Comissão Parlamentar da Reforma do Estado e do Poder Local. A medida […] O conteúdo Maia vai ter Loja do Cidadão até junho de 2026 aparece primeiro em Viva Porto.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, distribuiu funções pelos vereadores eleitos pelo Partido Socialista (PS), de acordo das áreas de atuação da autarquia definidas na lei. O executivo de Odemira conta com três vereadores em regime de tempo inteiro, nomeadamente, Ricardo Cardoso, Raquel Silva e Pedro Ramos, eleitos pelo PS. O Presidente […]

BelaVista Retail Park celebra abertura da segunda fase com Festa de Outono O BelaVista Retail Park, em São Marcos, na freguesia do Cacém e São Marcos (Sintra), vai finalmente celebrar a tão aguardada festa de inauguração da sua segunda fase. O evento está marcado para esta sexta-feira, 7 de novembro, às 17h30, e promete uma tarde de música, animação e sabores de outono. Promovida pela Salam – […] O conteúdo BelaVista Retail Park celebra abertura da segunda fase com Festa de Outono aparece primeiro em Correio de Sintra.

O The Lince Santa Clara Historic Hotel, unidade turística que emergiu da transformação do antigo Mosteiro de Vila do Conde, venceu dois dos Prémios do Imobiliário Expresso/Sic. O júri concedeu ao Grupo Arliz – detentor da concessão do espaço e responsável pela sua modificação – as máximas distinções nas categorias “Arquitetura de Interiores” e “Reabilitação […]







