Nuno Catarino, especialista em seguros, afirmou que "Portugal continua sem fundos para catástrofes, essencialmente sísmicas", destacando o aniversário como um lembrete da possibilidade de um novo evento de grande magnitude. Num artigo de opinião, é detalhado que existe um "protection gap de 81% no que toca ao risco sísmico", o que significa que a maioria das habitações não tem cobertura para este risco. A vulnerabilidade das infraestruturas foi outro ponto central, com João Azevedo, antigo presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, a reconhecer que "há escolas onde há risco elevado de colapso". António Correia, especialista do LNEC, partilhou da mesma preocupação, afirmando não ter dúvidas de que, num sismo como o de 1755, há escolas em risco. Para aumentar a consciencialização, foram promovidas iniciativas como a "Recordar 1755", que incluiu o soar de sirenes pelo país, e uma simulação realizada pelo IPMA para demonstrar os procedimentos atuais de alerta de tsunami, que demoraria cerca de 50 minutos a atingir a costa continental após um sismo semelhante ao histórico. A discussão pública apela à criação de um Sistema Nacional de Proteção de Riscos Catastróficos, à semelhança de outros países, para mutualizar o risco e garantir uma recuperação mais rápida.
Especialistas Alertam para a Elevada Vulnerabilidade de Portugal ao Risco Sísmico
No âmbito do 270.º aniversário do terramoto de 1755, diversos especialistas alertaram para a contínua vulnerabilidade de Portugal ao risco sísmico e para a insuficiente preparação do país para uma catástrofe de grande magnitude. As advertências focaram-se na fragilidade de infraestruturas críticas, como escolas e hospitais, e na enorme lacuna de proteção ao nível dos seguros. Especialistas de várias áreas foram unânimes em apontar as falhas na preparação do país.



Artigos
5Local
Ver mais
A Junta Somos Arte (JSA), em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, abriu as inscrições para mais uma edição do Concurso de Presépios, iniciativa que pretende incentivar a criatividade, o artesanato local e a preservação das tradições natalícias. A participação é gratuita, mediante inscrição online até 15 de novembro, sendo o concurso aberto a […]

O Município da Guarda volta a marcar presença na INTUR – Feira de Turismo de Interior, que decorre de 13 a 16 de novembro, em Valladolid (Espanha), levando consigo a essência de um território onde a tradição, a genuinidade e a hospitalidade são o principal cartão de visita. Nesta edição, os visitantes serão convidados a […]

Sónia Sanfona foi reconduzida a mais um mandato à frente dos destinos de Alpiarça, mesmo depois de um mandato atribulado entre 2021 e 2025. O executivo já distribuiu os pelouros e o cargo de vice-presidente, que fica à responsabilidade de João Formiga, que substituiu Margarida Rosa do Céu, depois da cisão com o executivo no […] The post Executivo de Alpiarça já tem pelouros distribuídos first appeared on Notícias do Sorraia.

A startup portuguesa Swee, conhecida pelos seus gelados com -90% de açúcares, inaugurou a sua primeira loja física na Rua Augusta, em Lisboa. A abertura resulta de uma parceria com o Pestana Hotel Group, através da marca Olive, e marca a entrada da Swee no canal de restauração. Inspirado na tendência dos Smash Burgers, o […] O conteúdo Swee abre primeira pop-up store em Lisboa com conceito “Smash Swee” aparece primeiro em Grande Consumo.


