A severidade do mau tempo teve um impacto direto e visível em várias regiões, sendo Lisboa e Vale do Tejo a área mais afetada, com mais de 540 ocorrências. Os incidentes reportados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) incluíram centenas de inundações, quedas de árvores e de estruturas, que causaram danos significativos, como viaturas danificadas e até o alagamento da área de controlo de passaportes no Aeroporto de Lisboa. Os avisos do IPMA também alertaram para "aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente sob a forma de granizo", o que levou a ANEPC a emitir um alerta à população para o risco de cheias, inundações e acidentes rodoviários, recomendando medidas de autoproteção. A situação meteorológica foi descrita como excecional, com um registo de dezenas de milhares de descargas elétricas numa só madrugada, um dos fenómenos mais intensos dos últimos anos. Este evento climático adverso serve como um lembrete da vulnerabilidade do território a fenómenos extremos e da importância dos alertas precoces para a mitigação de riscos e proteção da população.
Mau Tempo Coloca Litoral de Portugal Continental sob Aviso Laranja
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para os dez distritos costeiros de Portugal continental, alertando para forte agitação marítima com ondas que poderiam atingir nove metros de altura. Este aviso meteorológico esteve associado à passagem de uma superfície frontal fria que trouxe chuva intensa, trovoada e vento forte, levando a Proteção Civil a registar mais de 1.120 ocorrências num só dia.



Artigos
16
Recentemente foi criada uma página no Facebook que relata as condições em que estão os animais na Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, espaço gerido pela Câmara de Vila Franca de Xira.

A presidente da Câmara Municipal de Estarreja considera necessário comprometer diversos agentes, incluindo privados, para fazer face às necessidades habitacionais dos munícipes

As ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e a Praça 8 de Maio acolhem, este sábado, entre as 9h00 e as 18h00, a última edição de 2025 da Feira das Velharias de Coimbra. A iniciativa reúne expositores de antiguidades e curiosidades provenientes de várias zonas do país, que trazem à Baixa um vasto conjunto […]

A Câmara Municipal da Covilhã garante estar determinada em melhorar as condições de trabalho dos funcionários do cemitério municipal, depois das críticas feitas pelo vereador da Oposição, Eduardo Cavaco, na reunião pública do executivo. “Do ponto de vista das condições no cemitério, nomeadamente as condições dos nossos trabalhadores, não acrescento mais do que aquilo que… O conteúdo CMC “determinada” em melhorar condições de trabalho no cemitério. “Parece regresso à Idade Média” aparece primeiro em Rádio Clube da Covilhã.





