A decisão de elevar o alerta para o nível V3, que corresponde a uma "fase de reativação", foi tomada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e pelo Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR). A medida foi justificada pelo aumento da atividade sísmica registada na região, que se encontra acima dos valores de referência e tem vindo a intensificar-se desde os primeiros meses do ano. A situação foi corroborada pela ocorrência de dois sismos sentidos pela população na noite de quinta-feira, com magnitudes de 3.5 e 3.6 na escala de Richter e epicentros próximos de Santa Bárbara. Estes eventos foram sentidos em toda a ilha Terceira e também na ilha de São Jorge, com intensidade máxima V na escala de Mercalli Modificada na zona oeste da Terceira. A crise sismovulcânica na ilha intensifica-se desde junho de 2022, e embora os especialistas afirmem que não há sinais de uma erupção iminente, o reforço da vigilância é considerado essencial. A situação nos Açores é complexa, com atividade sísmica reportada também noutras ilhas, como um sismo de magnitude 3.8 no Faial e atividade no norte de São Miguel, sublinhando a natureza geologicamente ativa do arquipélago e a necessidade de uma monitorização constante para garantir a segurança da população.
Aumento do Nível de Alerta Vulcânico na Ilha Terceira, Açores
As autoridades elevaram o nível de alerta para o vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, Açores, devido a um aumento significativo da atividade sismovulcânica. Esta medida implica um reforço da monitorização e prepara a população para uma potencial escalada do risco geológico na região.



Artigos
5
Um osso de baleia presumivelmente com milhares de anos, de acordo com um paleontologista da Universidade de Coimbra (UC), foi esta semana identificado na praia de Buarcos. O osso pélvico, perfeitamente assimétrico, com cerca de 1,5 metros de comprimento por um metro de largura e centenas de quilos de peso, foi descoberto a meio da […] The post Osso de baleia com milhares de anos deu à costa em praia da Figueira da Foz first appeared on O Figueirense.

O executivo municipal de Baião, liderado por Ana Raquel Azevedo, realizou um cumprimento solene aos expositores do Mercado de Natal, que decorreu no centro da vila, aproveitando para recolher sugestões para 2026. O conteúdo Executivo Municipal de Baião recolheu sugestões dos expositores para melhorar Mercado de Natal em 2026 aparece primeiro em Nosso Território.

O orçamento da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) para o ano de 2026, foi aprovado por unanimidade, na reunião do Conselho Diretivo da AMDT, no passado dia 12 de dezembro. Trata-se de um orçamento que ultrapassa os 620 mil euros, sendo o reflexo das aspirações dos municípios associados. O documento centra-se num conjunto de atividades, projetos e ações na linha do que tem sido o papel da AMDT na promoção e concertação de estratégias municipais na promoção […] Source

À semelhança dos anos anteriores, o Município do Bombarral voltou a apoiar famílias do concelho em situação de maior fragilidade, sinalizadas pelo sector da Acção Social da Câmara Municipal, através da entrega de cabazes alimentares para a ceia de Natal. a autarquia refere que com este gesto “procura desta forma atenuar as dificuldades que estes […] O conteúdo CÂMARA DO BOMBARRAL OFERECE CABAZES ALIMENTARES A FAMÍLIAS CARENCIADAS aparece primeiro em Comercio e Noticias.


