Este desvio de funções, alertam, está a comprometer o acesso da população aos cuidados básicos e a sobrecarregar outros níveis do Serviço Nacional de Saúde. O documento não visa “destruir o SNS24”, mas sim redefinir o seu papel e devolver aos centros de saúde a sua centralidade no sistema. O apelo surge num contexto de crise generalizada no SNS, com longas listas de espera e dificuldades de acesso a médicos de família, tornando este manifesto um importante aviso vindo de dentro do próprio setor sobre a necessidade de valorizar e reforçar a base do sistema de saúde português.
Profissionais de Saúde Lançam Manifesto em Defesa dos Centros de Saúde
Um manifesto subscrito por 30 personalidades da área da saúde, incluindo o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e a antiga ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, lançou um alerta público sobre a crescente degradação dos cuidados de saúde primários em Portugal. Sob o lema “Exigimos o nosso centro de saúde de volta”, o documento denuncia o esvaziamento de funções destas unidades e a sua substituição inadequada pela Linha SNS24. Os signatários do manifesto expressam profunda preocupação com o estado atual dos centros de saúde, afirmando que muitos “já não atendem os seus utentes ao telefone”, “respondem aos seus e-mails com atraso e recusam atendê-los em caso de doença aguda”. A crítica central dirige-se à crescente dependência da Linha SNS24, que, segundo o manifesto, “não foi concebida para substituir” a assistência prestada pela equipa de saúde familiar, que garante um acompanhamento próximo e contínuo.



Artigos
5
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Município de Nisa anunciou que no próximo dia 29 de dezembro, às 14h30, será assinado o auto de consignação da obra da Ponte Internacional sobre o Rio Sever. A cerimónia terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e será de caráter institucional, contando com a presença de diversas entidades regionais e locais. […] O Artigo Nisa assina auto de consignação da Ponte Internacional sobre o Rio Sever o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

A Assembleia Municipal de Baião aprovou hoje o grande plano e orçamento para 2026, no valor de 36,7 milhões de euros, o maior orçamento de sempre do município. O conteúdo Baião aprova orçamento para 2026 com votos favoráveis do PSD, CDS-PP, Chega e de oito presidentes de junta do PS aparece primeiro em Nosso Território.

Junto à Câmara Municipal O conteúdo Esta rua de Braga vai mudar de sentido de circulação na segunda-feira aparece primeiro em O MINHO.

Hoje converso com Margarida Monteiro Gama, natural de Castelo Branco, escuteira albicastrense de 22 anos, que recebeu recentemente a mais alta condecoração do Corpo Nacional de Escutas: a distinção de Cavaleiro da Pátria. Um reconhecimento raro, atribuído a jovens Caminheiros com um percurso exemplar, marcado pelo serviço, pela integridade e pelo compromisso com a comunidade. […] O conteúdo “Há Conversa” com Margarida Monteiro Gama aparece primeiro em Beira Baixa TV.


