No local, foram apreendidas 1.326 garrafas de vinho que seriam "indevidamente rotuladas" como vinhos reserva DOC Douro, juntamente com 12 mil rótulos falsificados. A ação culminou na instauração de um processo-crime pela prática do crime de usurpação de denominação de origem, um ilícito que não só engana os consumidores sobre a qualidade e proveniência do produto que adquirem, mas também prejudica gravemente os produtores legítimos da Região Demarcada do Douro, que cumprem rigorosos cadernos de encargos para obter a certificação. Os factos foram comunicados ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) para investigação. Esta operação da ASAE serve como um importante aviso público sobre a existência de fraude no mercado de vinhos e reforça a necessidade de os consumidores estarem atentos à autenticidade dos produtos, especialmente os que ostentam selos de qualidade e denominações de origem protegida.
ASAE desmantela unidade ilegal de engarrafamento de vinho e alerta para fraude com DOC Douro
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou uma unidade ilegal em Vila Real que se dedicava à rotulagem fraudulenta de vinho como sendo DOC Douro Reserva. A operação resultou na apreensão de mais de 1.300 garrafas e milhares de rótulos falsos, constituindo um alerta para os consumidores e para a integridade de uma das denominações de origem mais prestigiadas do país. Durante uma operação de fiscalização, a ASAE detetou uma parede dissimulada e falsa que escondia uma unidade de engarrafamento ilegal.



Artigos
5
ULSAM O conteúdo Alto Minho viu nascer hoje o bebé número 1.500 deste ano aparece primeiro em O MINHO.

Começaram, no sábado, o Cantar das Janeiras na freguesia de Laúndos. Com a ajuda de elementos da Associação S. Miguel de Laúndos, o grupo está a percorrer os 15 presépios instalados em outros tantos lugares da localidade. No sábado, o Cantar das Janeiras teve lugar juntos aos presépios do Santuário N. Sra. Saúde, e dos […] O conteúdo Laúndos: Já se cantam as Janeiras junto dos presépios da freguesia (vídeo) aparece primeiro em MAIS/Semanário.

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu cortar o trânsito em algumas zonas da cidade para dar prioridade aos passeios a pé.

O Montijo despede-se de João Vau, professor que marcou gerações e deu nome aos Trilhos da Ciência. Um legado que fica. O conteúdo Adeus ao professor que pôs o Montijo a gostar de ciência aparece primeiro em Montijo On City.


