As autoridades recomendaram precaução especial junto à orla costeira. As condições meteorológicas no arquipélago da Madeira levaram as autoridades marítimas a emitir alertas para a população.

A previsão apontava para vento forte, com rajadas que poderiam atingir entre 51 a 62 quilómetros por hora. Além do vento, foi previsto um aumento da agitação marítima, com ondas que poderiam alcançar entre 2,5 a 3,5 metros na costa norte da ilha da Madeira e entre 1,5 a 2,5 metros na costa sul.

Perante este cenário, a Capitania do Funchal recomendou que os proprietários e armadores das embarcações tomassem as devidas precauções para garantir a segurança das mesmas.

Foi feito um apelo específico à população em geral para que evitasse circular em zonas de risco junto ao mar, como molhes de proteção dos portos, arribas, praias ou piscinas naturais. Estes avisos visam prevenir acidentes e garantir a segurança de pessoas e bens durante períodos de condições meteorológicas adversas, que são relativamente comuns na região, mas que exigem sempre uma atenção redobrada por parte de todos. A comunicação atempada destes alertas é uma ferramenta essencial para a gestão de riscos e proteção civil na região autónoma.