A contestação sublinha a importância estratégica da unidade no contexto do Serviço Nacional de Saúde e a necessidade de preservar a sua autonomia e capacidade, em vez de a diluir numa outra estrutura hospitalar.
Protestos Contra o Encerramento do Serviço de Neonatologia no Hospital Dona Estefânia
Profissionais de saúde, utentes e plataformas cívicas manifestaram-se em frente ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, contra o potencial encerramento e transferência do seu serviço de neonatologia para a Maternidade Alfredo da Costa (MAC). Os manifestantes alertam para a perda de um serviço de referência e a consequente redução de camas, temendo um impacto negativo no apoio a recém-nascidos na região sul do país e ilhas. O protesto, que reuniu dezenas de pessoas, incluindo enfermeiros e outros profissionais, foi organizado para contestar o que consideram ser um encerramento disfarçado de "reorganização". A Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde e outras entidades envolvidas descrevem a neonatologia do Dona Estefânia como "um serviço de excelência que serve o país, a zona sul e as ilhas". O principal receio é que a transferência resulte numa perda líquida de capacidade de resposta, com a diminuição do número de camas disponíveis para cuidados intensivos e intermédios neonatais, afetando gravemente a capacidade de acolhimento de casos complexos. Apesar de a Ministra da Saúde ter garantido que "não há nenhuma previsão" para o encerramento, os manifestantes permanecem céticos. A plataforma que contesta a medida afirma que, apesar das declarações contrárias, a intenção "é encerrá-lo".



Artigos
6
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


