Estes incidentes, que ocorreram em habitações, numa ambulância e num carro, funcionam como um alerta para as dificuldades que as grávidas podem enfrentar no acesso atempado aos cuidados de saúde. Os casos reportados distribuem-se por várias situações de emergência: três bebés nasceram em casa, um numa ambulância do INEM e outro num veículo em movimento na A22. O caso mais recente, em Salir, destaca-se pela rapidez com que o parto evoluiu, tendo o bebé nascido antes da chegada da equipa de emergência. Embora nos casos documentados as mães e os bebés tenham sido assistidos e se encontrem bem de saúde, a frequência destes eventos num curto espaço de tempo é vista como um sintoma de possíveis constrangimentos no acesso às maternidades da região. A ocorrência de partos fora do ambiente hospitalar, embora por vezes inevitável devido à rapidez do trabalho de parto, pode aumentar os riscos para a mãe e para o recém-nascido. A situação no Algarve serve de aviso para a necessidade de avaliar a capacidade de resposta dos serviços de obstetrícia e a adequação dos planos de contingência para grávidas, especialmente em áreas mais distantes dos principais centros hospitalares.
Aumento de Partos Fora de Hospitais no Algarve Lança Alerta sobre Serviços de Maternidade
O registo de cinco partos ocorridos fora de unidades hospitalares no Algarve em apenas três semanas levantou preocupações sobre o estado dos serviços de maternidade na região.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


