Esta iniciativa funciona como um importante alerta social sobre uma forma de abuso muitas vezes invisível, mas com graves consequências para a saúde mental. A OPP divulgou uma "checklist" e um guia de perguntas e respostas para esclarecer o que é a violência psicológica, como reconhecer os seus sinais e onde procurar ajuda. A organização sublinha que esta forma de violência, que inclui insultos, humilhações, ameaças, controlo e isolamento, "não é uma forma menor ou mais leve de violência" e é frequentemente mais comum do que a agressão física.

O objetivo é capacitar as vítimas e a sociedade em geral para identificar comportamentos abusivos que, por serem subtis, podem ser desvalorizados ou normalizados.

A Ordem alerta que as "feridas invisíveis" da violência psicológica são "igualmente dolorosas" e podem levar a problemas graves como perturbações de ansiedade e depressão. A iniciativa surge num contexto em que dados da APAV revelam um aumento de mais de 11% no número de mulheres apoiadas nos últimos três anos. Ao fornecer ferramentas concretas para o reconhecimento do abuso, a OPP emite um alerta público crucial, incentivando a denúncia e a procura de apoio especializado, como a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, e reforçando a mensagem de que nenhuma forma de violência é aceitável.