DGAV Ordena Confinamento de Aves Devido a Risco Elevado de Gripe Aviária
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) determinou o confinamento obrigatório de todas as aves domésticas em Portugal continental, como medida de prevenção contra o "alto risco de disseminação" da gripe aviária. A autoridade proibiu também a realização de feiras, mercados e exposições de aves para conter a propagação da doença. A decisão surge num contexto de crescente preocupação com o aumento de focos de gripe aviária de alta patogenicidade em Portugal e na Europa. As autoridades de saúde animal identificaram sete focos da doença no país, a maioria em explorações caseiras, o que eleva o nível de alerta. O edital da DGAV impõe que todas as aves de capoeira e aves em cativeiro sejam mantidas em espaços fechados, isoladas do contacto com aves selvagens, que são consideradas os principais vetores de transmissão do vírus. Além do confinamento, foram proibidas a circulação de aves e a sua concentração em eventos como feiras, mercados ou concursos, de forma a minimizar as oportunidades de contágio entre explorações. No seu comunicado, a DGAV fez questão de tranquilizar a população, esclarecendo que o consumo de carne de aves e de ovos não apresenta riscos para a saúde pública, uma vez que não há evidências de transmissão da doença através de alimentos cozinhados. Este aviso oficial tem um impacto direto na vida de milhares de pequenos produtores e criadores, exigindo uma adaptação rápida para proteger os seus animais e, simultaneamente, salvaguardar a saúde pública e a economia do setor avícola nacional.



Artigos
7
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


