O plano inclui a criação de novas consultas nos cuidados de saúde primários para aumentar o acesso à testagem e à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma ferramenta crucial na prevenção. Este alerta contínuo serve para recordar à população e aos profissionais de saúde a importância de manter a vigilância e de promover o acesso universal ao diagnóstico e prevenção.
Diagnósticos Tardios de VIH Continuam a Ser um Desafio de Saúde Pública em Portugal
Relatórios da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertam que Portugal, apesar de registar uma diminuição no número de novas infeções por VIH, continua a enfrentar o grave problema dos diagnósticos tardios. Mais de metade dos novos casos são detetados numa fase avançada da doença, o que compromete a eficácia do tratamento e mantém o país com uma das taxas de infeção mais altas da União Europeia. Em 2024, foram notificados 997 novos casos de infeção por VIH em Portugal. Destes, 54% foram considerados diagnósticos tardios, uma percentagem que é particularmente elevada em pessoas com 50 ou mais anos. Esta realidade evidencia falhas no rastreio e na sensibilização da população, já que um diagnóstico precoce é fundamental para que os tratamentos antirretrovirais sejam mais eficazes, permitindo que as pessoas vivam com o vírus de forma crónica e com qualidade de vida, além de se tornar um meio eficaz de prevenção, pois uma pessoa com carga viral indetetável não transmite o VIH. A DGS anunciou que, para enfrentar este desafio, os serviços de saúde dedicados às infeções sexualmente transmissíveis (IST) começarão a ser restruturados em 2026.



Artigos
14
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


