Em Portugal, a TAP Air Portugal confirmou que 58 dos seus 99 aviões são afetados, garantindo, no entanto, que o impacto na operação será reduzido e sem cancelamentos.
Este alerta de segurança foi emitido pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), que foi informada pela Airbus sobre um problema no software causado pela exposição à radiação solar.
A diretiva exigia que a manutenção estivesse concluída até à noite de sábado, impondo um desafio logístico significativo para as companhias aéreas em todo o mundo.
A TAP, com mais de metade da sua frota impactada, mobilizou-se para cumprir o prazo. Fonte da companhia aérea revelou: "Continuamos a acompanhar a situação, toda a frota impactada está a ser atualizada, com impacto reduzido na operação e sem cancelamentos".
A situação teve repercussões globais, afetando até o avião que transportava o Papa Leão XIV na sua visita à Turquia, o que exigiu o envio de um técnico de Roma para realizar a atualização.
A resposta da TAP procurou tranquilizar os passageiros, contrastando a gravidade do alerta de segurança com uma gestão operacional eficiente que visava evitar perturbações.
O episódio sublinha a complexa interdependência entre fabricantes, reguladores e companhias aéreas na garantia da segurança aérea.









