A medida, comunicada pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), teve impacto direto nas operações das companhias aéreas portuguesas, nomeadamente a TAP e a SATA, que operam com estas aeronaves. A TAP Air Portugal confirmou que 58 das suas 99 aeronaves foram impactadas, mas garantiu que a atualização estava a ser realizada com um "impacto reduzido" na operação e sem necessidade de cancelamentos.
A companhia aérea afirmou estar a acompanhar a situação de perto para minimizar os constrangimentos. Da mesma forma, a SATA, companhia aérea dos Açores, que possui nove aeronaves Airbus na sua frota, também não previu o cancelamento de voos.
A operação nos aeroportos nacionais manteve-se estável, com constrangimentos mínimos.
Um dos casos notáveis foi o do avião ao serviço do Papa Leão XIV, que também foi afetado, tendo sido necessário enviar um técnico a Istambul para realizar a atualização de software e permitir a continuação da sua viagem ao Líbano.
Este alerta global de segurança da aviação demonstra a complexidade da manutenção aeronáutica e a rápida resposta das companhias para garantir a segurança dos passageiros.









