Como resposta a estes problemas, foi anunciado um plano de modernização tecnológica que visa melhorar a capacidade de resposta da linha. Até ao final do ano, prevê-se a implementação de um sistema de Inteligência Artificial e de uma funcionalidade de "retorno de chamada" (call-back), com o objetivo de reduzir os tempos de espera e evitar chamadas perdidas. A situação da Linha SNS24 reflete o desafio de escalar serviços de telessaúde para responder a uma procura massiva, mantendo simultaneamente a qualidade e a acessibilidade. As penalizações aplicadas e as melhorias anunciadas funcionam como um reconhecimento oficial das deficiências e um compromisso público para com a sua resolução, tratando-se de um alerta sobre a fiabilidade de um pilar do Serviço Nacional de Saúde.
Falhas na Linha SNS24 Levam a Penalizações e Promessas de Modernização
A Linha SNS24, um serviço essencial para o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde, tem sido alvo de escrutínio devido a falhas persistentes no seu funcionamento, que resultaram na aplicação de sanções à empresa operadora. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) aplicaram 19 penalizações à Altice, num valor total de 1,5 milhões de euros, devido ao incumprimento dos tempos médios de espera e da eficácia do atendimento nos últimos 21 meses. Estas falhas ocorrem num contexto de procura crescente, com a linha a atender 5,2 milhões de chamadas só em 2025, um aumento de 74% em relação ao ano anterior. O presidente dos SPMS admitiu a existência de "dores de crescimento" e "reclamações dos cidadãos", reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo serviço.



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