O aviso destaca que, embora a contaminação seja rara, a doença resultante pode ser grave, tornando-a uma das ameaças alimentares mais sérias monitorizadas a nível europeu.

De acordo com o relatório da União Europeia (UE), as doenças transmitidas por alimentos continuam a ser um problema de saúde pública significativo. O chefe da Unidade Única de Doenças Relacionadas com a Saúde do ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças) afirmou que "a Listeria pode causar doenças graves, o que a torna uma das ameaças alimentares mais sérias que monitorizamos". O aumento das infeções pode estar relacionado com fatores como alterações nos hábitos alimentares da população e o envelhecimento demográfico, que torna uma maior percentagem de pessoas suscetível a doenças graves.

Os alimentos identificados como as principais fontes de infeção incluem ovos, carne e produtos prontos a consumir. O alerta visa sensibilizar os consumidores e as autoridades de saúde para a necessidade de vigilância e de práticas de segurança alimentar rigorosas para prevenir a contaminação e proteger a saúde pública, especialmente a dos idosos, grávidas e indivíduos imunocomprometidos, que são considerados os grupos de maior risco.