União Europeia Emite Alerta sobre Aumento de Infeções Graves por Listeria
A União Europeia alertou para um aumento de infeções graves por Listeria na Europa, uma das ameaças alimentares mais sérias, afetando todas as faixas etárias, mas com especial incidência nos grupos mais vulneráveis. Um relatório europeu indica que as doenças transmitidas por alimentos continuam a ser um problema de saúde pública significativo. Embora a contaminação por Listeria seja considerada rara, a doença que provoca, a listeriose, pode ser grave e até fatal, tornando-a, nas palavras de um especialista do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), "uma das ameaças alimentares mais sérias que monitorizamos". O aumento de casos pode estar relacionado com fatores como as alterações nos hábitos alimentares, que incluem um maior consumo de produtos prontos a consumir, e o envelhecimento da população, que é mais suscetível a infeções graves. O alerta identifica os ovos, a carne e os produtos prontos a consumir como as principais fontes de infeção. Este aviso serve para reforçar a vigilância por parte das autoridades de segurança alimentar e para sensibilizar os consumidores, especialmente os grupos de risco como idosos, grávidas e pessoas imunodeprimidas, para a importância de práticas de higiene e manuseamento seguro dos alimentos, a fim de minimizar o risco de contaminação.



Artigos
4
A Oficina da Criança foi inaugurada pelo Município de Mora no primeiro dia do OTL de Natal, num momento marcado pela participação ativa das crianças, que foram as primeiras a utilizar o novo espaço criado no concelho. Desde o arranque, os mais novos assumiram um papel central na abertura da Oficina da Criança, dando vida […]

A antiga gare rodoviária de Setúbal vai dar lugar a um novo empreendimento com 41 apartamentos e comércio no centro da cidade. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Antiga gare dá lugar a novo bairro residencial em Setúbal

https://maisribatejo.pt/feed/ Houve um tempo em que os jornais regionais se faziam a pé, de porta em porta, entre a lama e o sol. Hoje, a tecnologia promete o futuro, mas as novas leis parecem desenhadas para nos enterrar no passado. Entre a “cultura da borla” e um Estado que subsidia o papel enquanto ignora o digital, quem resta para contar a história da nossa terra? Esta é uma reflexão sobre a resistência e o perigo real de ficarmos todos mudos. Nos jornais do interior, a sobrevivência foi sempre um acto de resistência. As receitas mal chegavam para cobrir a impressão e O conteúdo A Morte do Jornalismo de Proximidade: Do Porta a Porta à Cultura da Borla aparece primeiro em Mais Ribatejo.

A Junta de Freguesia de São Romão, no concelho de Seia, manifestou este domingo, através O conteúdo Junta de Freguesia de São Romão manifesta indignação pela degradação da Fonte de Santo António aparece primeiro em Seia Digital.


