A iniciativa visa prevenir a ocorrência de crimes como furtos, roubos e burlas, que tendem a aumentar durante a época natalícia devido ao maior movimento nos espaços comerciais e ao crescimento das compras online.

Com esta operação de cariz preventivo, a GNR procura reforçar a segurança e a tranquilidade pública numa quadra festiva que, tradicionalmente, regista um aumento da afluência de pessoas a zonas de comércio.

Os conselhos divulgados destinam-se a minimizar as oportunidades para os criminosos, alertando os cidadãos para a necessidade de adotarem comportamentos mais vigilantes. As recomendações focam-se em vários tipos de crime, desde o furto de carteiras em locais movimentados até às burlas informáticas, que se tornaram mais prevalentes com o aumento do comércio eletrónico.

A GNR aconselha os consumidores a estarem atentos aos seus pertences, a evitarem exibir grandes quantias de dinheiro e a terem cuidado extra com as transações online, verificando a autenticidade dos websites e utilizando métodos de pagamento seguros. Para os comerciantes, os alertas centram-se na importância de sistemas de segurança e na vigilância de comportamentos suspeitos. Esta campanha de sensibilização reflete uma abordagem proativa das forças de segurança, que optam pela prevenção e pela informação ao público como ferramentas primárias para combater a pequena e média criminalidade associada a esta altura do ano.