Linha SNS 24 em Colapso com Aumento de Chamadas e Falhas no Encaminhamento para o INEM
A Linha SNS 24 enfrenta uma situação de colapso, com um aumento de 17% no volume de chamadas em dezembro e listas de espera que chegam a 600 pessoas. A situação é agravada pela impossibilidade de transferir chamadas para o INEM, o que constitui um alerta grave sobre o atraso no socorro a situações de emergência. Os dados divulgados indicam que as chamadas para a linha de saúde já rondam as 307.000 em dezembro, com os dias de maior afluência a coincidirem com os períodos pós-feriados. Esta sobrecarga está a resultar em tempos de espera prolongados, mas o problema mais crítico é de natureza técnica e operacional: a incapacidade da linha de encaminhar diretamente as chamadas de emergência para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Esta falha no sistema atrasa a ativação dos meios de socorro, como ambulâncias, em situações que podem ser de vida ou de morte. A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reconheceu publicamente a existência de “constrangimentos” no funcionamento da linha, uma admissão que já tinha feito em meses anteriores. Desta vez, a ministra atribuiu as responsabilidades à operadora de telecomunicações Altice, após ter anunciado em outubro um pedido de reforço do serviço para o período de inverno. A situação expõe a fragilidade de um serviço essencial que serve de primeiro ponto de contacto para muitos utentes com o Serviço Nacional de Saúde, especialmente numa altura de maior incidência de doenças respiratórias.



Artigos
5
A Câmara Municipal do Seixal reúne-se esta segunda-feira, 22 de dezembro, com a Infraestruturas de Portugal para exigir medidas urgentes na EN 378, estrada que liga Seixal e Sesimbra. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Seixal exige à IP soluções urgentes para a EN 378

A Águas de Gaia e a Gaiurb são algumas das empresas alvo de auditorias. O presidente da Câmara de Gaia disse ainda que vai avançar com medidas de transparência de modo a "recuperar a confianças" dos munícipes.

O Orçamento e Grandes Opções do Plano, num valor inferior em cerca de um milhão de euros face ao deste ano, foram aprovados com os votos favoráveis dos quatros eleitos do PS, a abstenção da vereadora da AD e os votos contra do eleitos do Chega e da vereadora CDU. De acordo com o presidente […] O conteúdo Odemira fecha ciclo de grandes investimentos com orçamento de 73 milhões aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Aveiro despediu-se de um dos principais empresários do município, António Oliveira. Nesta edição, o programa Boas Festas que continua a iluminar o espírito da época.


