A sua saída foi marcada por uma despedida tensa com Catarina Miranda, reavivando a rivalidade que ambos trouxeram da edição anterior do reality show.
A votação foi renhida entre as outras duas nomeadas, Kina (38%) e Daniela Santos (39%), deixando João como o menos votado.
No momento da despedida, Catarina Miranda não se levantou para o cumprimentar, mas João insistiu, dizendo: "Podias ao menos tirar a máscara agora... Dá-me dois beijinhos". A colega acedeu, mas não sem antes deixar um recado sobre o passado: "Espero que nunca mais me gozes por causa de um copo", referindo-se ao incidente que levou à sua expulsão no 'Big Brother 2024'. Já no estúdio, em conversa com a repórter do programa, João Oliveira mostrou-se "super tranquilo" com a sua saída, afirmando que saiu "puro e limpo", sem remorsos.
Na sua análise, atribuiu parte da sua performance a Catarina Miranda, que considerou ter neutralizado o seu jogo: "É um facto que a Catarina Miranda matou um bocadinho o meu jogo - aliou o Afonso, por isso parte do jogo que ela fazia comigo antigamente matou um bocadinho e fiquei sem ter fio por onde pegar". A sua participação, que começou a 24 de julho, foi curta mas intensa, reabrindo feridas antigas e culminando numa saída que reflete a complexidade das relações e estratégias dentro da casa.