A sua saída ocorreu pouco mais de uma semana após a sua entrada surpresa, que tinha provocado uma forte reação em Catarina Miranda, deixando-a em lágrimas devido ao historial conflituoso entre ambos na edição anterior do reality show. Na sua despedida, a tensão com Catarina Miranda foi novamente evidente.
Inicialmente, Catarina não se levantou para se despedir, mas João insistiu, dizendo: "Podias ao menos tirar a máscara agora... Dá-me dois beijinhos".
Catarina acedeu, mas não sem antes deixar um aviso: "Espero que nunca mais me gozes por causa de um copo", numa clara alusão ao incidente que levou à sua expulsão no 'Big Brother 2024'.
Já no estúdio, em conversa com a repórter do programa, João Oliveira mostrou-se "super tranquilo" com o resultado.
Na sua análise, atribuiu a sua saída ao facto de ter entrado a meio do jogo e à estratégia de Catarina Miranda.
"É um facto que a Catarina Miranda matou um bocadinho o meu jogo - aliou o Afonso, por isso parte do jogo que ela fazia comigo antigamente matou um bocadinho e fiquei sem ter fio por onde pegar", partilhou, acrescentando que não teria feito muito diferente e que saía "puro e limpo", sem remorsos ou rancores.
A sua expulsão, frente a Daniela Santos (39%) e Kina (38%), marcou o fim da sua segunda e curta passagem pela casa mais vigiada do país.