A sua participação e posterior expulsão geraram debate sobre as suas motivações, a relação com o falecido artista e as críticas por ser um bombeiro a participar num reality show durante a época de incêndios. Após ser expulso por decisão do público, Dudu concedeu entrevistas onde abordou as polémicas.

Confrontado com a crítica de estar no programa enquanto "Portugal a arder", defendeu-se afirmando que, como qualquer trabalhador, tem direito a férias e que tinha uma licença sem vencimento aprovada pelo seu comando, que se mostrou "orgulhoso" da sua participação. Sobre a sua ligação a Marco Paulo, Dudu refutou categoricamente os rumores de que teria sido amante do cantor, mostrando-se triste com as especulações e afirmando que a sua amizade era "pura". Admitiu que a sua fama se deve ao facto de ser herdeiro do artista: "Se estou aqui, é porquê?

Não vamos estar aqui com hipocrisia".

Relativamente ao processo de partilhas da herança, que o coloca ao lado do afilhado e do amigo de longa data de Marco Paulo, revelou que decorreu uma reunião "tranquila e produtiva" e que existe "paz" entre os herdeiros, com o processo a resolver-se "aos bocadinhos".

Dudu também se mostrou surpreendido com a evolução de Catarina Miranda, elogiando-a como "um ser humano espetacular" após a sua saída.