A polémica teve início durante a "Curva da Vida" de Ana Duarte, onde a concorrente afirmou ter saído do casamento com Ricardinho "sem nada, zero", descrevendo um "divórcio muito litigioso" que a levou a uma depressão e a vender todos os seus bens.

A cantora acusou ainda o ex-marido de ser um pai ausente, afirmando que o seu companheiro na altura "assistiu ao primeiro dia de escola da minha filha enquanto aqui [Ricardinho] era só por telefone". Estas declarações geraram uma resposta imediata de Ricardinho, que emitiu um comunicado a negar as acusações, classificando-as como infundadas e uma tentativa de "alavancar a carreira" à custa de um "passado (...) distorcido".

O atleta garantiu que o divórcio foi por "mútuo consentimento" e que Ana Duarte "inclusivamente, já havia refeito a sua vida pessoal" na altura.

A controvérsia escalou com a ida da família de Ana Duarte, incluindo a filha do casal, Riana, de 12 anos, ao programa "Dois às 10".

A jovem desmentiu a "excelente relação" alegada pelo pai, afirmando que "não é assim tão próxima". A mãe de Ana Duarte reforçou as acusações, garantindo que a filha "não mentiu em nada" e que Ricardinho já tinha outra relação antes do divórcio. A equipa que gere as redes sociais de Ana Duarte também reagiu, prometendo que a concorrente "vai adorar mostrar todas as provas" quando sair do programa.