Numa conversa na casa, Catarina Miranda declarou com confiança que, se fosse a votação contra Miguel Vicente, Francisco Monteiro e Bruno Savate, seria salva em primeiro lugar, afirmando ser "melhor que [os três] juntos". Esta declaração não passou despercebida a Miguel Vicente, que se sentiu na obrigação de reagir publicamente. Num vídeo partilhado nas redes sociais, o algarvio distanciou-se da concorrente, afirmando que não se revê no seu tipo de jogo.

"Eu nunca apoiei ninguém, não faz parte de mim estar a apoiar outras pessoas, cada jogador deve ser individual", começou por dizer.

De seguida, condenou as atitudes de Catarina, dizendo que "pela boca morre o peixe", e surpreendeu ao revelar a sua candidata favorita à vitória, quebrando o seu habitual silêncio sobre o programa: "Deve ganhar a Jéssica". Esta tomada de posição de um ex-vencedor tão popular adicionou uma nova camada à competição, validando o jogo de Jéssica Vieira e, ao mesmo tempo, desvalorizando a estratégia de autoproclamação de Catarina Miranda.