A cantora Cláudia Nayara posicionou-se como uma das mais acérrimas críticas de Catarina Miranda, tecendo comentários duros sobre a sua conduta no "Big Brother Verão". As suas declarações, focadas na relação de Miranda com Afonso Leitão, contribuíram para a polarização de opiniões sobre a concorrente. Ao longo da edição "Verão" do Big Brother, Cláudia Nayara utilizou as suas redes sociais para fazer uma “marcação serrada” a Catarina Miranda, expressando repetidamente o seu desagrado com o comportamento da concorrente. As críticas da cantora centraram-se, na sua maioria, na forma como Miranda interagia com Afonso Leitão.
Nayara acusou a ribatejana de ser “uma mulher oferecida” e de ter atingido “o mais podre nível de uma mulher”. Num dos episódios que mais a indignou, referente a uma tentativa de Miranda de beijar Afonso, a cantora afirmou que o comportamento da concorrente “até mete nojo” e que esta fazia uma “figura de otária”. Através de apelos diretos ao público, como “Abram os olhos Portugal”, Cláudia Nayara procurou influenciar a perceção dos espetadores, posicionando-se claramente como apoiante de Jéssica Vieira, a ex-namorada de Afonso.
As suas intervenções constantes demonstram como figuras externas ao programa se tornam parte ativa da narrativa, usando a sua visibilidade para atacar ou defender concorrentes e, assim, alimentar as controvérsias do reality show.
Em resumoAs críticas contundentes de Cláudia Nayara a Catarina Miranda exemplificam a influência de figuras externas na perceção pública dos concorrentes, com a cantora a assumir um papel ativo na desaprovação da postura de Miranda.