As confissões do ex-militar não só surpreenderam o público e os seus familiares, como também recontextualizaram a sua postura no jogo.

Durante o seu relato emotivo, Afonso Leitão revelou que a sua mãe fugiu de casa quando ele tinha apenas dois anos para escapar a um ambiente de violência doméstica. Um dos episódios mais chocantes partilhados foi o de uma visita em que o seu progenitor o ameaçou, a si e ao irmão, com uma faca, afirmando que a iria usar para "matar a vossa mãe".

Esta revelação apanhou de surpresa os seus próprios irmãos, que desconheciam a gravidade da situação.

Afonso confessou ainda nutrir um profundo ódio pelo pai biológico, de quem não sabe o paradeiro. Além do trauma familiar, o concorrente falou de um susto de saúde na infância, quando um tumor no pé, inicialmente suspeito de ser maligno, se revelou benigno.

O seu percurso incluiu também uma passagem pelo ballet no conservatório, que usou como "refúgio" para os seus problemas.

O clímax da sua "Curva da Vida" foi uma declaração a Catarina Miranda, afirmando que muitos não conseguiam ver a "joia de pessoa" que ela é, o que a deixou em lágrimas e solidificou a importância da relação de ambos na narrativa do programa.