A inauguração do parque, que se estende por 30 hectares na zona de Lisboa, ligando-se ao município vizinho de Loures, decorreu no âmbito do 16.º World Scout Moot, um evento que reúne milhares de escuteiros de todo o mundo. A presença dos jovens acampados no local relembrou a atmosfera vivida durante a JMJ. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e do patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que abençoou o espaço. Carlos Moedas destacou que a JMJ foi um evento que "tocou todas as religiões, que tocou todos os cidadãos desta cidade", e que nomear o parque era uma forma de "agradecer ao Papa Francisco". O patriarca de Lisboa considerou a homenagem "um gesto profético", afirmando que o parque não é apenas "um memorial à paz, mas quer ser uma fonte de inspiração para a paz". Durante o evento, foi lida uma mensagem do Papa Leão XIV, que recordou "o rosto feliz do Papa Francisco no meio dos jovens" e expressou o desejo de que se perpetue "o eco do seu veemente apelo à paz". O parque, que já está a ser utilizado pela população, representa um novo espaço verde para a cidade, com a promessa de futuros projetos de melhoria, excluindo a construção em betão.
Lisboa inaugura Parque Papa Francisco em memória da Jornada Mundial da Juventude
A cidade de Lisboa inaugurou oficialmente o Parque Papa Francisco, anteriormente conhecido como Parque Tejo, consagrando o espaço como um legado duradouro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023. A cerimónia, realizada no palco-altar do evento, simboliza a união e a paz que marcaram o encontro de um milhão e meio de jovens no ano anterior.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


