A situação em Cascais é particularmente grave. Segundo Luís Capão, diretor municipal de Ambiente, a alga tem uma "capacidade de expansão impressionante e a colonização é assustadora". Só no ano passado, a Câmara de Cascais retirou duas mil toneladas de algas das praias, num trabalho de limpeza que se tornou diário. Luís Capão admite que, sem esta intervenção, "Cascais podia já não ter praias". A bióloga Ester Serrão, da Universidade do Algarve, corrobora a gravidade do problema, afirmando que se as câmaras não limpassem as praias, seria uma "catástrofe total" para o turismo. A alga afeta também a fauna marinha, matando outras espécies e prejudicando a reprodução de ouriços-do-mar. Para fazer face ao problema, está em curso um protocolo entre o Instituto Superior de Agronomia, a Câmara de Cascais e a startup OffKelp para encontrar formas de valorizar a alga, transformando-a em matéria-prima, como fertilizante ou pellets, após a neutralização de um tóxico que possui. A nova estratégia nacional prevê medidas de monitorização, resposta operacional e investigação científica para mitigar os impactos ecológicos e socioeconómicos desta praga.
Estratégia Nacional para combater alga invasora que ameaça a costa portuguesa
O Governo aprovou uma Estratégia Nacional para a Gestão da macroalga invasora Rugulopteryx okamurae, que se está a alastrar de forma preocupante na costa portuguesa, com especial incidência no Algarve e em Cascais. Esta espécie, originária do Japão, representa uma ameaça significativa para a biodiversidade, a pesca e o turismo, inutilizando praias com a acumulação de grandes quantidades de biomassa na areia.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


