O turista, de 31 anos, subiu à montanha sozinho, sem o registo obrigatório na Casa da Montanha, sem equipamento adequado e fora do trilho demarcado, o que é proibido. Segundo o guia de montanha Renato Goulart, o homem encontrava-se numa fenda a 2.240 metros de altitude, "onde não havia qualquer hipótese da equipa de resgate o poder ajudar devido ao risco elevadíssimo". A única solução foi a intervenção de um helicóptero da Esquadra 752 - Fénix, da FAP, que conseguiu retirar o homem em segurança ao final da tarde. A comandante dos bombeiros, Lisa Melo, confirmou que a operação por terra "não era de todo segura para a equipa". Devido ao incumprimento do regulamento, o turista poderá agora enfrentar uma multa que pode ultrapassar os mil euros e ser responsabilizado pelas despesas inerentes ao resgate. Este incidente, embora tenha terminado com sucesso graças à perícia dos socorristas, serve de alerta para os perigos de desrespeitar as normas de segurança em áreas protegidas e de alta montanha.
Força Aérea realiza resgate complexo de turista na Montanha do Pico
A Força Aérea Portuguesa (FAP) efetuou um resgate complexo de um turista de nacionalidade holandesa que se encontrava encurralado numa zona escarpada da Montanha do Pico, nos Açores. A operação foi desencadeada após os Bombeiros Voluntários da Madalena terem constatado que a extração por meios terrestres era impossível de realizar em condições de segurança.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


