Em Tomar, o programa de voluntariado "Camp In" da Just a Change está a recuperar as casas de duas famílias, num projeto que envolve um investimento de 41.700 euros, dos quais cerca de 10 mil são contribuídos pela Câmara Municipal. Esta parceria mostra como a colaboração entre o setor social e o poder local pode gerar um impacto significativo. A mesma associação levará o seu programa a Viana do Castelo em agosto, onde dezenas de voluntários se dedicarão a reabilitar mais habitações. A filosofia da Just a Change, resumida no lema "Reabilitamos casas, reconstruímos vidas!", estende-se a outros pontos do país, como Fornos de Algodres. Em Andorinha, a associação CrowdHelpers, em parceria com a Keracoll Portugal, também promoveu uma ação de melhoria habitacional. Estas ações não se limitam a trabalhos de construção; representam um gesto de solidariedade que fortalece os laços comunitários e combate a pobreza habitacional de forma direta e humana, mostrando que a cidadania ativa pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social.
Voluntariado comunitário reabilita habitações e reconstrói vidas em Portugal
Um movimento crescente de voluntariado está a transformar a realidade de famílias carenciadas em Portugal, com associações como a "Just a Change" a liderar a reabilitação de habitações em condições precárias. Estas iniciativas, que combinam o esforço de cidadãos com o apoio de municípios e empresas, estão a devolver dignidade e esperança a quem mais precisa.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


