O evento teve a sua cerimónia de abertura em Lisboa, no recém-inaugurado Parque Papa Francisco, dando início a 12 dias de atividades que se estendem por várias regiões do país. Uma das fases mais importantes, denominada "Paths", consiste em momentos de imersão local, onde os jovens, organizados em grupos, exploram diferentes comunidades. A região de Guimarães e Vizela é um dos pontos centrais, com o Centro Escutista da Penha a concentrar cerca de 250 dos 500 escuteiros que participam nesta etapa. As atividades desenvolvem-se em torno de quatro eixos temáticos: "Connect" (espiritualidade), "Explore" (natureza e aventura), "Create" (cultura e artes) e "Commit" (sociedade e cidadania). Num tempo marcado por tensões globais, o Moot reforça o papel do escutismo como um espaço de diálogo e construção de pontes, sublinhando a importância da juventude na promoção da paz e da fraternidade entre os povos. O encerramento do evento está marcado para o Porto.
Portugal acolhe encontro mundial de escuteiros com milhares de jovens de 30 países
Portugal tornou-se o anfitrião do 16.º World Scout Moot, um dos maiores eventos mundiais para escuteiros jovens adultos, que reúne mais de 7.500 participantes de 110 países. A iniciativa, que se realiza de quatro em quatro anos, destina-se a jovens entre os 18 e os 25 anos e tem como tema central "Engage" (Envolve-te), promovendo a partilha cultural e o envolvimento com as comunidades locais.



Artigos
3
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


