O evento teve a sua cerimónia de abertura em Lisboa, no recém-inaugurado Parque Papa Francisco, dando início a 12 dias de atividades que se estendem por várias regiões do país. Uma das fases mais importantes, denominada "Paths", consiste em momentos de imersão local, onde os jovens, organizados em grupos, exploram diferentes comunidades. A região de Guimarães e Vizela é um dos pontos centrais, com o Centro Escutista da Penha a concentrar cerca de 250 dos 500 escuteiros que participam nesta etapa. As atividades desenvolvem-se em torno de quatro eixos temáticos: "Connect" (espiritualidade), "Explore" (natureza e aventura), "Create" (cultura e artes) e "Commit" (sociedade e cidadania). Num tempo marcado por tensões globais, o Moot reforça o papel do escutismo como um espaço de diálogo e construção de pontes, sublinhando a importância da juventude na promoção da paz e da fraternidade entre os povos. O encerramento do evento está marcado para o Porto.
Portugal acolhe encontro mundial de escuteiros com milhares de jovens de 30 países
Portugal tornou-se o anfitrião do 16.º World Scout Moot, um dos maiores eventos mundiais para escuteiros jovens adultos, que reúne mais de 7.500 participantes de 110 países. A iniciativa, que se realiza de quatro em quatro anos, destina-se a jovens entre os 18 e os 25 anos e tem como tema central "Engage" (Envolve-te), promovendo a partilha cultural e o envolvimento com as comunidades locais.



Artigos
3Local
Ver mais
Objetivo de Ricardo Marques é instalar duas mil pessoas.

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Desde há cinquenta anos a esta parte que ouço falar de autonomia em tudo quanto é discurso, ou simples resposta a uma qualquer pergunta. Diria até que, a palavra autonomia, está a servir de “bordão linguístico”, mesmo nesta nova “língua” de anglo/português presentemente usada em tudo, desde eventos a acontecimentos, passando por nomes de empresas, […]

Pedro Duarte confirmou o caso, mas diz que possíveis incompatibilidades serão resolvidas até à formalização de pelouros.


