A vacaria estava prevista para um terreno classificado como Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN), numa zona ameaçada por cheias. A contestação popular materializou-se num abaixo-assinado, enquanto a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, presidida por Fernando Paulo Ferreira, avançou com uma providência cautelar. A decisão da CCDR-LVT baseou-se numa ação de fiscalização que confirmou o "incumprimento dos referidos regimes (RAN e REN)", uma vez que não foram seguidos os procedimentos legais para a ocupação de áreas protegidas. O organismo considerou também "ilegais os aterros" que estavam a ser realizados no local. O presidente da câmara congratulou-se com a decisão, afirmando que a autarquia apresentou "argumentos que tornavam ilógica a instalação de uma exploração pecuária naquele local", destacando a proximidade a uma escola e a habitações. Este desfecho demonstra o poder da ação cívica e da intervenção autárquica na defesa do ordenamento do território e do ambiente.
Comunidade de Vila Franca de Xira consegue anulação de licença para vacaria em zona protegida
Após uma forte contestação por parte dos moradores e da autarquia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) anulou a autorização para a instalação de uma exploração pecuária na aldeia da Granja, em Vialonga. A decisão representa uma vitória significativa para a comunidade, que se mobilizou contra um projeto considerado prejudicial para o ambiente e para a qualidade de vida local.


Artigos
2
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


