O evento ocorreu na manhã de 25 de julho, quando a equipa de bombeiros transportava a parturiente para o Hospital de Santo André, em Leiria. A indisponibilidade de três hospitais contactados previamente forçou a equipa a tomar uma decisão rápida quando o parto se tornou iminente. O nascimento aconteceu dentro da ambulância, ao quilómetro 110 da A1, na zona de Fátima. Graças à pronta e competente atuação dos bombeiros, tanto a mãe como o bebé ficaram bem de saúde. A Liga dos Bombeiros Portugueses destacou o acontecimento como “mais um parto realizado pelos bombeiros”, sublinhando a frequência crescente deste tipo de ocorrências. Os artigos que noticiam o caso inserem-no no contexto mais vasto dos constrangimentos nas urgências hospitalares em Portugal, especialmente nos serviços de obstetrícia e ginecologia, que enfrentam encerramentos recorrentes durante os fins de semana. Este nascimento bem-sucedido, apesar das circunstâncias adversas, surge como uma história de desfecho feliz que realça a capacidade de resposta e a polivalência dos corpos de bombeiros, que se veem cada vez mais na linha da frente para compensar as lacunas do sistema de saúde.
Bombeiros de Rio Maior realizam parto em plena autoestrada A1
Numa demonstração de perícia e calma sob pressão, uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior realizou com sucesso um parto em plena autoestrada A1. O nascimento ocorreu após a grávida ter sido recusada em várias unidades hospitalares por indisponibilidade dos serviços de obstetrícia, evidenciando tanto o heroísmo dos socorristas como as fragilidades do Serviço Nacional de Saúde.



Artigos
4Local
Ver mais
A intervenção que a Câmara Municipal está a levar a cabo no sentido de melhorar a acessibilidade para pessoas com...

Almada celebra o outono com música, tradição e castanhas. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Magusto no Solar dos Zagallos reúne música, tradição e convívio em Almada

Objetivo de Ricardo Marques é instalar duas mil pessoas.

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.


