Realizado entre fevereiro de 2024 e maio de 2025, o programa atraiu o interesse de 1465 profissionais, dos quais 791 concluíram a formação com sucesso, obtendo o respetivo certificado. A formação, com mais de 500 horas distribuídas por duas fases, envolveu as Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, cobrindo todo o território algarvio. Os formandos aprofundaram conhecimentos em matérias cruciais para o futuro do setor, como as novas tendências no turismo, eficiência energética e hídrica, economia circular, inovação tecnológica, marketing digital, inteligência artificial e competências de gestão e liderança. A componente online foi complementada por 64 horas presenciais em bootcamps. A avaliação da iniciativa foi muito positiva por parte de formandos, formadores e empresas. André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve, reforçou que “a adesão expressiva a este programa confirma o forte compromisso dos profissionais do turismo algarvio com a excelência, a sustentabilidade e a inovação”. Por sua vez, Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, sublinhou que a primeira edição foi “um sucesso pelos resultados alcançados” e representa “um ponto de partida essencial” para preparar uma segunda edição em 2026, que incluirá novos conteúdos como segurança no trabalho e desenvolvimento sustentável do destino.
Programa no Algarve qualifica 800 profissionais para um turismo sustentável
O programa "Competências do Futuro Algarve" concluiu a sua primeira edição com sucesso, qualificando cerca de 800 profissionais do setor turístico em áreas estratégicas como a sustentabilidade e a inovação digital. A iniciativa, promovida pelo Turismo do Algarve e Turismo de Portugal, representa um investimento significativo na valorização do capital humano da principal região turística do país.


Artigos
2Local
Ver mais
A intervenção que a Câmara Municipal está a levar a cabo no sentido de melhorar a acessibilidade para pessoas com...

Almada celebra o outono com música, tradição e castanhas. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Magusto no Solar dos Zagallos reúne música, tradição e convívio em Almada

Objetivo de Ricardo Marques é instalar duas mil pessoas.

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.


